domingo, 24 de novembro de 2013

ARTE SACRA INAUGURA EXPOSIÇÃO NO CCVP

A inauguração da exposição do "Projeto Sacrosantum Arte Sacra"  aconteceu neste sábado, 23 de novembro, no Centro Cultural Vila Prudente que fica na Favela Vila Prudente.

Os trabalhos foram desenvolvidos por adolescentes e jovens da Comunidade, com a orientação do Professor Marcos  Pereira e a coordenação de Antônio Marcos (Toninho).

Graças aos esforços de Padre Patrick Clarke e seus colaboradores este projeto está trazendo mais vida e beleza para a dura realidade desta comunidade.


Agora contamos com o apoio de todos que puderem colaborar conosco, adquirindo nossos produtos para que possamos seguir em frente. 














Sacrário de madeira  feito no Projeto
 

Alguns dos jovens que trabalham neste Projeto

Casal Irlandês,  que apoia o Projeto, conversando com as crianças

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

TRABALHADORES SOCIAIS REIVINDICAM SERVIÇO DE QUALIDADE

Trabalhadores sociais realizaram diversos atos no centro da cidade de São Paulo neste dia, 13 de novembro de 2013.


Numa grande concentração e caminhada, os trabalhadores das entidades sociais da cidade de São Paulo e os usuários do sistema de atendimento social, pediram  o fortalecimento do atendimento  à população em situação de vulnerabilidade, com uma política pública de qualidade.


O evento, promovido pelo Fórum de Assistência Social, também foi de celebração da luta social e de comemoração das conquistas no atendimento social na cidade de São Paulo.


Sociedade civil no controle da política pública de atendimento social por uma política eficaz para os que dela necessitam foi a chave deste dia de celebração e de reivindicação.


Confiram algumas fotos deste evento e não deixe de acompanhar a caminhada da luta social no blog:   http://www.forumassistenciasocial.blogspot.com.br/






domingo, 10 de novembro de 2013

'INFORMÁTICA E CIDADANIA'


Numa sociedade com imensas desigualdades, a educação é um fator de esperança. Ela permite o acesso ao conhecimento, à participação e propicia as condições básicas para que crianças e adolescentes possam construir a sua cidadania. O aprendizado da informática estimula a mente da criança e contribui para o seu desenvolvimento mental e psicosocial.

O programa INFORMÁTICA E CIDADANIA deve contribuir para o desenvolvimento de crianças e adolescentes na busca de conhecimentos e de experiências que processem novas aprendizagens e práticas sociais.  O programa deve estar comprometido os problemas do cotidiano e deve possibilitar a ampliação da formação humana, cultural e social.

O curso de informática deve proporcionar à criança e ao adolescente em vulnerabilidade social, a oportunidade de adquirir conhecimentos, de desenvolver habilidades que promova o seu desenvolvimento pessoal, a sua inclusão social. Deve realizar atividades que desenvolva as habilidades da comunicação, raciocínio matemático, relacionamento interpessoal, formação da consciência social e cidadã.  Com os adolescentes  e jovens deve investir no desenvolvimento de habilidades visando o futuro profissional.

O uso do computador e da internet por si só não garante a inclusão digital; não leva à promoção da cidadania.  É preciso uma ação educativa articulada com as reais necessidades da comunidade.

A inclusão digital deve servir como ferramenta para o desenvolvimento social, cultural, econômico e político de comunidades em situação de exclusão e marginalidade.

O incluído digitalmente é aquele que usufrui do computador e da internet para melhorar as suas condições de vida.  A questão central não é o ensino da técnica, mas as abordagens pedagógicas utilizadas no ensino da técnica.  A inclusão digital se insere no movimento maior de inclusão social.