Numa
sociedade com imensas desigualdades, a educação é um fator de esperança. Ela
permite o acesso ao conhecimento, à participação e propicia as condições
básicas para que crianças e adolescentes possam construir a sua cidadania. O
aprendizado da informática estimula a mente da criança e contribui para o seu
desenvolvimento mental e psicosocial.
O programa INFORMÁTICA E CIDADANIA deve contribuir para o desenvolvimento de crianças e
adolescentes na busca de conhecimentos e de experiências que processem novas
aprendizagens e práticas sociais. O
programa deve estar comprometido os problemas do cotidiano e deve possibilitar
a ampliação da formação humana, cultural e social.
O
curso de informática deve proporcionar à criança e ao adolescente em
vulnerabilidade social, a oportunidade de adquirir conhecimentos, de
desenvolver habilidades que promova o seu desenvolvimento pessoal, a sua
inclusão social. Deve
realizar atividades que desenvolva as habilidades da comunicação, raciocínio
matemático, relacionamento interpessoal, formação da consciência social e cidadã. Com os adolescentes e jovens deve investir no desenvolvimento de
habilidades visando o futuro profissional.
O
uso do computador e da internet por si só não garante a inclusão digital; não
leva à promoção da cidadania. É preciso
uma ação educativa articulada com as reais necessidades da comunidade.
A inclusão digital deve servir
como ferramenta para o desenvolvimento social, cultural, econômico e político
de comunidades em situação de exclusão e marginalidade.
O
incluído digitalmente é aquele que usufrui do computador e da internet para
melhorar as suas condições de vida. A
questão central não é o ensino da técnica, mas as abordagens pedagógicas
utilizadas no ensino da técnica. A inclusão digital se insere no movimento maior de inclusão social.
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