domingo, 10 de novembro de 2013

'INFORMÁTICA E CIDADANIA'


Numa sociedade com imensas desigualdades, a educação é um fator de esperança. Ela permite o acesso ao conhecimento, à participação e propicia as condições básicas para que crianças e adolescentes possam construir a sua cidadania. O aprendizado da informática estimula a mente da criança e contribui para o seu desenvolvimento mental e psicosocial.

O programa INFORMÁTICA E CIDADANIA deve contribuir para o desenvolvimento de crianças e adolescentes na busca de conhecimentos e de experiências que processem novas aprendizagens e práticas sociais.  O programa deve estar comprometido os problemas do cotidiano e deve possibilitar a ampliação da formação humana, cultural e social.

O curso de informática deve proporcionar à criança e ao adolescente em vulnerabilidade social, a oportunidade de adquirir conhecimentos, de desenvolver habilidades que promova o seu desenvolvimento pessoal, a sua inclusão social. Deve realizar atividades que desenvolva as habilidades da comunicação, raciocínio matemático, relacionamento interpessoal, formação da consciência social e cidadã.  Com os adolescentes  e jovens deve investir no desenvolvimento de habilidades visando o futuro profissional.

O uso do computador e da internet por si só não garante a inclusão digital; não leva à promoção da cidadania.  É preciso uma ação educativa articulada com as reais necessidades da comunidade.

A inclusão digital deve servir como ferramenta para o desenvolvimento social, cultural, econômico e político de comunidades em situação de exclusão e marginalidade.

O incluído digitalmente é aquele que usufrui do computador e da internet para melhorar as suas condições de vida.  A questão central não é o ensino da técnica, mas as abordagens pedagógicas utilizadas no ensino da técnica.  A inclusão digital se insere no movimento maior de inclusão social.

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